Acontece na nossa escola...

Palestra sobre a Compostagem

No âmbito do projecto Eco-Escolas, os alunos do 3º e 4º ano tiveram a oportunidade de mais uma vez assistir a uma palestra de grande interesse, cujo tema tratava sobre a Compostagem. Esta iniciativa foi ministrada pela Dra. Carla, da Direcção Regional do Ambiente e decorreu na nossa escola no dia 06 de Abril.





Palestra sobre a Reciclagem
 
No passado dia 23 de Março de 2011, decorreu na nossa escola uma palestra sobre a Reciclagem. Esta  iniciativa está inserida no projecto Eco-Escolas da nossa escola e participaram os alunos do 3º e 4º ano. Foi um tema muito interessante, ao qual os alunos participaram com muito entusiasmo.




Fauna Marinha

No dia 7 de Outubro na nossa escola houve uma palestra intitulada “Fauna marinha”, tendo como orador o vigilante da natureza, o senhor Nelson Pereira. Este mostrou-nos as variedades de peixes da Reserva Natural do Garajau, através de um PowerPoint onde pudemos ver peixes: o Mero, o Peixe-Cão, a Estrela-do-Mar, a Lesma do mar, o Ratão, a Medusa, o Ouriço-do-Mar, a Moreia, o Lobo-Marinho, a Castanheta e muitos outros…
            Nesse PowerPoint vimos os vários peixes que há na Reserva Natural do Garajau. Esse PowerPoint mostrou os cuidados que devemos ter com os peixes como: não deitar lixo no mar, não tocar no Mero porque nós temos umas bactérias e ao passar para o Mero pode-lhe causar doenças, não dar comida aos animais, se encontrar o Mero encolha os dedos porque ele pode pensar que é salsichas, não pescar na Reserva, etc.
            A Reserva tinha de profundidade 22m. A Reserva tem como objectivo proteger as espécies de peixes que lá habitam desde o ano 1986.
            É a única Reserva que existe em Portugal. Esta área é cada vez mais visitada por mergulhadores.
Trabalho elaborado por João Pedro e Luísa

           Visita à Reserva Natural do Garajau

No dia 20 de Setembro realizámos uma visita de estudo à Reserva Natural do Garajau. Na parte da manhã lanchámos e depois fomos dar um passeio de barco.
Após este passeio tivemos uma pequena palestra acerca da Fauna Marinha. Mostraram-nos várias espécies marinhas através de imagens, como por exemplo: as estrelas-do-mar, o peixe-porco, o peixe-balão, as castanhetas, o peixe-papagaio e o mero.
A espécie que gostámos mais foi o mero, porque é um peixe muito meigo, gosta de viver grandes aventuras debaixo de água, e que pensa que os nossos dedos são pequenas salsichas gostosas.
Gostámos muito da palestra porque ficámos a saber das grandes espécies marinhas que vivem dentro de água e que gostam de brincar connosco e com outras espécies de peixes.
Foi uma visita de estudo muito divertida, inesquecível e foi uma grande aventura com os peixes. 
Trabalho elaborado por Mary

Visita de estudo à Fauna Marinha do Garajau

No dia 20 de Setembro realizámos no horário da manhã uma visita de estudo à Reserva Natural do Garajau.
Nesta visita de estudo assistimos a uma palestra acerca da Fauna Marinha existente na Madeira. Foi uma palestra muito interessante onde vimos um aquário que continha três peixes. Nesta palestra falaram-nos muito do peixe mero. É um peixinho muito amigável e quando vê os nossos dedos pensa que são salsichas Ah! Ah! Ele gosta de nós.
Conhecemos também outros peixinhos, tais como: castanheta, estrela-do-mar, o mero, moreia, ratão, medusas e camarão. Vimos os materiais que os mergulhadores usam quando vão nadar e vimo-los a nadar no mar.




Nesta visita de estudo andamos também de barco para ver peixinhos. Foi um passeio muito fixe! Vimos o sol a brilhar com raios de encantar e vimos o arco-íris.
E foi assim que passámos um dia inesquecível e divertido no Garajau.
Tânia e Anita do 4 ano